MESTRADO EM PRÁTICAS TRANSCULTURAIS - UNIFACVEST

Duração: 24 meses

Atenção: As inscrições para este curso foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro de 2019, com início das aulas previsto para março de 2019.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO REGIONAL DO MESTRADO

 
A UNIFACVEST vem atendendo a população da Região Serrana e do Planalto Catarinense, sobretudo para suprir as carências educacionais e de qualificação profissional, contribuindo para o crescimento dos setores industrial, comercial e turístico, assim como possibilita maior oportunidade de emprego e renda. A UNIFACVEST se faz mister na região serrana que vê seus filhos migrarem para outras regiões, seja em busca de educação de nível superior, sobretudo quando se pensa na Pós-Graduação, ou seja em busca de inserção no mercado de trabalho. Por isso, tem-se plena convicção de que a UNIFACVEST tem contribuído, e muito, com o estancamento deste processo de esvaziamento da região serrana e, inclusive, possibilitando o retorno dos migrantes à terra natal. Além disso, a simples presença da UNIFACVEST na região possibilitou que a economia local se movimentasse de forma significativa nos últimos quinze anos, contribuindo com a geração de emprego e renda. Nesse sentido, seu papel social é amplamente reconhecido pela sociedade serrana
 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - PRÁTICAS DA LINGUAGEM E DA CULTURA

 
Descrição: A área de concentração do Programa traduz a vocação e a história do mestrado da UNIFACVEST, indicando uma forte vinculação à Teoria da Literatura, como área do conhecimento maior, que abriga as diversas manifestações associadas às práticas da linguagem e aos estudos culturais. As disciplinas foram pensadas e organizadas dentro do programa visando articular as temáticas transversais que naturalmente atravessam os tecidos literários e culturais. Por temática transversal, entende-se que o objetivo maior dessa proposta pretende articular questões de gênero, dos afrodescendentes, das visões de classe, das questões sobre o valor da cultura subjacente aos agentes que constituem a sociedade. Articular todas essas questões e outras que fazem parte do bojo da proposta a uma visão dinâmica de suas práticas dentro dos espaços sociais, reconhecidos ou não, também demarcam o cerne dessa proposta.
 
 

Arquivos relacionados