MINTER - MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO - UNIVERSIDADE SÃO JUDAS / UNIFACVEST

Duração: 24 meses

Inscrições abertas até 20 de fevereiro de 2019, com início das aulas previsto para o mês de abril de 2019.

 

Apresentação

 

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da USJT foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em dez./2004 e homologado pelo CNE/ MEC através da Portaria Nº 1.919, de 03/ 06/ 2.005. Originou-se do Núcleo de Pesquisa específico da área de Arquitetura e Urbanismo, constituído na USJT no início de 2003, e hoje se estrutura dentro da Área de Concentração "Arquitetura e Cidade".

Organizado em torno de duas Linhas de Pesquisa, visa à investigação sobre Arquitetura e Cidade e sua articulação com outras áreas de conhecimento que pesquisam questões pertinentes à Área de Concentração. As Linhas de Pesquisa à saber, são: Linha 1: Projeto, Produção e Representação e Linha 2: Gestão do Espaço Urbano.

A atuação do Programa tem como objetivo a formação de pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo, e está voltado à capacitação de pessoal docente de nível superior, qualificando o aluno para realizar pesquisas que contribuam para o conhecimento específico na linha em que atua e produz. Considerando que o campo da Arquitetura e Urbanismo se caracteriza pela intensa vinculação entre reflexão teórica e realização prática da matéria, caracterizando um campo peculiar das Ciências Sociais Aplicadas, visa também a formação de pesquisadores com conhecimentos que contribuam para o incremento qualitativo das “práxis” arquitetônica e urbanística, principalmente em relação às questões vinculadas à qualificação, conservação e gestão do ambiente urbano e de suas arquiteturas.

 

Área de Concentração

 

"Arquitetura e Cidade", é uma área de concentração que pertence à área de conhecimento Arquitetura e Urbanismo e está organizada em duas linhas de pesquisa abaixo relacionadas:

 

Linhas de Pesquisa

 

LP1 - Projeto, Produção e Representação

Abriga pesquisas interdisciplinares que envolvem as bases teóricas e metodológicas relacionadas aos processos de elaboração do projeto e da representação da arquitetura e do urbanismo, explorando as conexões com estudos ligados às artes plásticas, ao design, à literatura e às intervenções voltadas ao patrimônio que se relacionam com a arquitetura e com a cidade. Nesta linha enquadram-se os estudos relativos aos fundamentos e à história da arquitetura e urbanismo, à teoria e história da arquitetura e do urbanismo, ao projeto do equipamento, da arquitetura e do urbanismo e à tecnologia de arquitetura e ao desenvolvimento histórico do paisagismo.

LP2 – Gestão do Espaço Urbano

Abriga pesquisas interdisciplinares na área de cultura, patrimônio e turismo; direito e administração; habitação, meio ambiente e transportes; dinâmicas e intervenções urbanas; planejamento e políticas públicas, com o objetivo de produzir novas abordagens sobre a cidade nos campos históricos, teóricos e práticos. Nesta linha enquadram-se os estudos relativos à teoria e história do urbanismo, ao planejamento e ao projeto do equipamento, do edifício e do espaço urbano, tecnologia do urbanismo, adequação ambiental, paisagismo, conceituação e metodologia do paisagismo, estudos de organização do espaço exterior e projetos de espaços livres urbanos.

 

Arquivos Relacionados

 

Edital do Processo seletivo 2019 referente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Nível Mestrado (MINTER) da Universidade SÃO JUDAS TADEU para o Curso de Mestrado Acadêmico em ARQUITETURA e URBANISMO