Perguntas Frequentes

PDI significa Plano de Desenvolvimento Institucional. Trata-se de um planejamento estratégico da FACVEST. É um documento no qual está escrito o que a FACVEST vai realizar nos próximos 5 anos. É um plano de ações que envolve: abertura de novos cursos de tecnólogos, bacharelados e licenciaturas; abertura ou não de cursos de Ensino a Distância; ampliação ou diminuição de vagas dos cursos; crescimento da FACVEST em termos de número de alunos, número de professores, número de funcionários técnico-administrativos; ampliação de quantidade de laboratórios; crescimento da quantidade de livros e revistas da Biblioteca; modificação da estrutura administrativa da FACVEST entre outras ações. No PDI para cada ação existe um prazo de realização e também um responsável pela tarefa. O atual PDI da FACVEST começou em 2011 e vai terminar em 2015.

A partir de julho de 2011 a FACVEST tornou-se Centro Universitário. Com esta mudança de faculdade para Centro Universitário, também mudou a estrutura administrativa da FACVEST.

  • No topo está o CONSUN - CONSELHO UNIVERSITÁRIO. O CONSUN é formado pelo Reitor, pelos Pró-Reitores, pelos representantes dos professores,  pelos representantes dos alunos e pelos representantes das coordenações. O CONSUN trata de assuntos como o PDI, o orçamento anual de gastos e receitas da FACVEST, as avaliações semestrais da FACVEST.
  • Logo abaixo está a REITORIA. A reitoria é formada pelo Reitor, prof. Geovani Broering, pela Pró-Reitora de Administração e Finanças, prof. Soraya Broering, pelo Pró-Reitor Acadêmico, prof. Roberto Fonseca, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão, prof. Renato Rodrigues, pelo Procurador Geral, prof. Ceniro Sousa. A Reitoria é um órgão executivo do CONSUN. Enquanto o CONSUN trata das estratégias da FACVEST, a reitoria trata da execução dessas estratégias.
  • Abaixo da Reitoria está o CONSEPE - CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. O CONSEPE é representado pelo Reitor e seus Pró-Reitores, pelos professores, pelos alunos e pelos coordenadores. Sua função é discutir e decidir sobre projetos de pesquisa, projetos de extensão, alterações nas grades curriculares dos cursos.
  • Abaixo do CONSEPE temos a CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. A CPA é formada por um presidente, prof. Ceniro Sousa, representante dos técnico-administrativos, Sr. Aujor Tigre, representante dos professores, profs. Cláudia Barbora, Diangeli Gallert e Maria Madalena Colla, representante das coordenações prof. Márcio Sembay, represente dos alunos, Srs. Bruno Almeida e Denise Wiggers, e representantes da sociedade civil, Srs. João César Pellin, da ACIL, e Sr. Vilmor Simon, da COEST. A função da CPA é realizar as avaliações de cursos e da FACVEST como um todo, apresentando relatórios e planos de melhoria para a Reitoria.
  • Abaixo do CONSEPE temos o COLEGIADO DE CURSO. O Colegiado de Curso é formado por todos os professores vinculados a um determinado curso e também um representante dos alunos. O Colegiado de Curso trata de assuntos como a eleição do Coordenador de Curso e de alterações na grade do curso, programas de pesquisa e de extensão.
  • A seguir está o NDE - NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE. O NDE é formado somente por professores do curso. Normalmente são 5 professores. Esses professores acompanham o desenvolvimento do curso do ponto de vista pedagógico e propõem mudanças nas grades curriculares, mudanças nos conteúdos das disciplinas, mudanças na carga horária das disciplinas. Acompanham também o desempenho dos alunos nas provas do ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior.
  • Abaixo do NDE está a COORDENAÇÃO DE CURSO. O Coordenador de Curso é responsável pela execução do que é decidido no NDE, no Colegiado de Curso e nos órgãos superiores. É ele que mantém uma relação direta com os professores e com os alunos, visitando as salas periodicamente, conversando com os professores, para que o curso seja bem conduzido em termos de qualidade.

PLANO DE CARREIRA é um documento que mostra como um técnico-administrativo ou um professor pode subir na carreira. Existe um Plano de Carreira para os docentes e um Plano de Carreira para os técnico-administrativos. No plano de carreira todos os colaboradores são enquadrados numa faixa salarial e num determinado cargo ou função. Verticalmente, o colaborador pode ser promovido de acordo com a titulação que vai obtendo (ensino médio, graduação, especialização, mestrado, doutorado). Horizontalmente o colaborador progride pelo tempo que tem na FACVEST. A promoção significa assumir um novo cargo superior e também receber uma remuneração superior. O plano de carreira prevê também facilidades para que os colaboradores possam fazer o ensino médio ou um curso superior, assim como fazer um mestrado ou um doutorado. Os Planos de Carreira dos docentes e dos técnico-administrativos foram aprovados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2009. Desde então ele está valendo para todos os colaboradores.

Função é um conjunto de tarefas que um colaborador realiza na FACVEST. O cargo é um conjunto de funções que o colaborador realiza e tem um nível de autoridade e de responsabilidade. Por exemplo, o cargo de auxiliar técnico de laboratório tem uma série de funções como preparar uma aula prática, manter em funcionamento o laboratório etc. A preparação de uma aula prática exige a execução de uma série de tarefas como selecionar os produtos, preparar as mesas de aula prática, seguir as orientações do professor etc.