Psiquiatria Infantil

Duração: 1.000 h/a

Descrição

 

A Psiquiatria da Infância e da Adolescência é a especialidade médica que visa a tratar a saúde mental especialmente das crianças. É o psiquiatra da Infância e da Adolescência  o mais capacitado a diagnosticar, planejar tratamentos médicos (psicofarmacologia, saber quando há necessidade de avaliações em outras especialidades, como neurologia, genética médica, endocrinologia, etc.) e não médicos como psicoterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, uso dos recursos inclusivos do MEC, de forma individualizada necessários a cada caso. Por isso, é importante que haja um saber estruturado e específico, tanto dos processos da evolução normal como o conhecimento diferencial entre os transtornos psíquicos agudos e transitórios dos crônicos e complexos.

É esse o objetivo único do Programa de pós-graduação em Psiquiatria da Infância e da Adolescência, treinar médicos no amplo aspecto do conhecimento das doenças psíquicas da Infância e da Adolescência, sua classificação diagnóstica e os tratamentos embasados em evidências científicas. Para tanto, haverá ênfase na compreensão dos fatores que envolvem as pessoas nesta fase da vida, humanos, sociais, de aprendizagem, psicopatológicos, etc. buscando desenvolver nos alunos a crítica necessária para absorção dos conhecimentos preventivos, curativos e de promoção da sociedade.

Desta forma, médicos recém-formados que não ingressaram em programas de formação como Residência Médica como médicos já experientes na prática de diversas especialidades como os generalistas, pediatras, neurologistas e de outras especialidades que não possuem mais a disponibilidade de tempo de fazer Residência Médica em psiquiatria geral para depois fazer Psiquiatria da Infância e Adolescência e que gostariam de aprimorar suas habilidades no atendimento a crianças e adolescentes encontrarão em nosso Programa de pós-graduação em Psiquiatria da Infância e da Adolescência, o local que buscam no aprofundamento dos estudos específicos desta área médica.

Importante salientar que é uma formação específica não substituída por outra seja da área médica ou não médica.

Curso oferecido em parceria com a PRAVOCÊ PÓS-GRADUAÇÃO

 

Mais informações sobre o curso AQUI.